Governo do Estado deve realizar 11 concursos em 2020

Somente para a Polícia Civil do Pará serão ofertadas 1.495 vagas pelo Governo do Estado. | Divulgação

opotunidade para quem está desempregado

O Governo do Estado deve realizar 11 concursos públicos em 2020 em diversos órgãos (veja mais no box). Como os certames estão em fase de planejamento, ainda não há previsão do número total de vagas a serem ofertadas para o ano que vem. Mas, apenas para os concursos da Polícia Civil e da Polícia Militar, deverão ser ofertadas 3.964 vagas (2.469 vagas para a Polícia Militar e 1.495 vagas para a Polícia Civil).

Os editais de licitação para contratação de quem realizará os concursos públicos da Polícia Civil e Polícia Militar programados para o ano que vem serão divulgadas no Diário Oficial do Estado (DOE) nas edições dos dias 18 e 20, respectivamente.

As vagas ofertadas na PC são para os cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista. No caso da PM-PA o governo irá cumprir 35% de um compromisso para criação de 7 mil novas vagas em quatro anos. A abertura das licitações para o certame da PM está prevista para os dias 6 e 8 de janeiro do próximo ano. A expectativa do governo de Helder Barbalho é realizar esses dois concursos ainda no primeiro semestre.

Neste ano, até o momento, o Governo do Estado lançou editais para três novos concursos públicos: o C-182 (Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa); o C-196 (Secretaria de Estado de Administração (Sead); e o da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Juntos, os certames ofertaram 194 vagas, sendo 68 vagas de nível médio e superior para o Hemopa, seis vagas de nível superior para a Sead e 120 vagas para cargos de nível médio e superior para a Uepa.

Fortalecimento 

“Além deles, o Governo também deu andamento a outras ações de fortalecimento do funcionalismo público por meio de concursos, como a publicação do resultado final e a homologação do concurso público C-177, do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran); e do concurso C-186, da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster)”, destaca Hanna Ghassan, titular da Secretaria de Estado de Administração (Sead).

No total 5 concursos públicos seguem em andamento no Estado, sendo que apenas este ano (janeiro a novembro) o Governo do Estado já nomeou 2.525 servidores aprovados em 8 concursos públicos (veja no box).

Oportunidades

A secretária afirma que, tendo em vista o volume de certames previstos, o ano de 2020 será de boas oportunidades para quem deseja ingressar no funcionalismo público estadual, com oportunidades para os níveis médio e superior.

Petrônio Castro, diretor do Curso Exemplo, comemorou a estratégia do Governo do Estado. “É uma ótima notícia para a população em geral. Já existe uma euforia por parte dos concurseiros. A procura por preparação tem crescido consideravelmente nos cursinhos da cidade. A opção por um emprego público e ainda estável é sempre a melhor opção”, coloca.

Ele ressalta que os cursos para a Polícia Militar e Polícia Civil são os mais procurados, mas existe procura pelo Concurso da Uepa, Semas, entre outros, nas mais variadas áreas. “A estabilidade no emprego ainda é o grande atrativo dos cargos públicos, mas a boa remuneração também é decisiva”, coloca.

No momento cerca de 2.300 alunos estão matriculados se preparando nas modalidades presencial e on-line no curso onde Petrônio é sócio. “E esse número deve crescer mais ainda com a aproximação das definições de bancas organizadoras dos certames”, acredita.

Concursos públicos em âmbito estadual previstos para 2020

– Procuradoria Geral do Estado (PGE) – Área Administrativa (Nível Médio e Nível Superior)

– Secretaria de Educação (Seduc) – Nível Superior

– Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) – Nível Médio e Nível Superior

– Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) – Nível Médio e Nível Superior

– Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) – Nível Médio e Nível Superior

– Hospital Ophir Loyola (HOL) – Nível Médio e Nível Superior

– Hospital de Clínicas Gaspar Viana (FHCGV) – Nível Médio e Nível Superior

– Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA) – Nível Superior

– Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA)

– Universidade do Estado do Pará (Uepa)

– Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe)

Nomeações realizadas este ano pelo Governo do Estado

–  Concurso C-173, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc): ofertadas 2.112 vagas de nível superior e, até o momento, nomeados 1.482.

– Concurso C-174, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará): ofertadas 50 vagas para os níveis médio e superior, tendo sido nomeados 50 servidores.

– Concurso C-175, da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon): ofertadas 34 vagas para os níveis médio e superior, tendo sido nomeados 34 servidores.

– Concurso C-184, do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev): Foram ofertadas 74 vagas de nível superior, tendo sido nomeados 74 servidores.

– Concurso C-199, da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe): Foram ofertadas 500 vagas de nível médio, tendo sido nomeados 486 servidores.

– Concurso C-204, da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe): Foram ofertadas 469 vagas para os níveis médio e superior, tendo sido nomeados 389 servidores.

– Concurso C-205, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom): ofertadas 7 vagas de nível superior, tendo sido nomeados 5 servidores.

– Concurso C-203, da Polícia Civil do Estado do Pará (PC-PA): Foram nomeados 5 servidores(sub júdice).

Concursos públicos em andamento no Estado

– Concurso C–176: provimento de 95 vagas de nível médio e superior do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC)

– Concurso C-177: provimento de 66 vagas para o cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran)

– Concurso C-182: provimento de 68 vagas de nível médio e superior da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa)

– Concurso C-196: provimento de 06 vagas de nível superior da Secretaria de Estado de Administração (Sead)

– Concurso para provimento de 120 vagas de nível médio e superior da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat