DIRCEU FREDERICO PRESIDENTE DA ANORO ESTÁ OTIMISTA DE QUE LOGO VIRÁ A REGULARIZAÇÃO GARIMPEIRA PARA NOSSA REGIÃO.

DIRCEU TOCA A ANORO COM APOIO DOS GARIMPEIROS

O Presidente da Associação Nacional do Ouro  (ANORO),  empresário no ramo mineral Dirceu Frederico como um entusiasta do movimento e que tem tido papel relevante nesse processo pela legalização da garimpagem no  Tapajós,  fez questão de lembrar aos presentes no Seminário que a garimpagem no Tapajós  (Itaituba)  já tem 61 anos, mas que muito pouco avançou em termos de processo de sistematização , legalização na extração do ouro e isso se reflete nos números.

PRESIDENTE DA ANORO COM VEREADORES

Segundo Dirceu hoje são 28.745 km quadrados de reserva garimpeira na região, e que em 1989 o governo federal criou a Permissão de lavra garimpeira (PLG) como um reconhecimento aos recursos minerais, dos minérios garimpáveis que não se referem apenas ao ouro, mas também diamante, cassiterita entre outros. Para Dirceu o contraste entre quantidade de processos que deram entradas no DNPM e o que foi liberado mostra e equivocadamente o descaso e abandono a que foi relegada nossa região. Há cerca de 28 anos foram 48.636 pedidos de PLG foram protocolados, e 28 anos depois apenas uma pífia quantidade dos processos conseguiu ter apenas 2.023 concedidos para efeito legal de exploração.

Com mais números frutos de levantamentos oficiais da ANORO  o empresário afirmou que hoje existem apenas 559  processos ativos em todo o  Estado do Pará,    o que mostra a precariedade improdutiva dos órgãos que deveriam agilizar a liberação dos documentos sem tanta burocracia. Na contramão Dirceu reitera a existência de duas unidades de conservação, sendo elas 2parques Nacionais, Rio Novo e Jamachin.   A criação dessas unidades para Dirceu praticamente engessou nossa economia que depende em sua maioria da exploração mineral, porem tem esperanças de que com a continuidade dos movimentos, com as entidades se unindo, brigando poderá haver uma reviravolta por entender que se trata de uma causa nobre que não tem cor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat